terça-feira, 8 de maio de 2012

Reportagem disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/03/rio-20-chega-as-escolas



Rio+20 chega às escolas


Consta que em algumas escolas públicas, já se utilizavam a temática ambiental em suas atividades e outras escolas estão sendo estimuladas a trabalhar os assuntos que serão abordados no evento sobre o desenvolvimento sustentável . A Rio +20 ganha força nas escolas como temas a serem trabalhados em salas de aulas e no entorno das escolas, temas como: meio ambiente, saúde e inclusão social. Imperioso o trocar de ideias entre os professores e os demais profissionais da educação, para o aumento da reflexão dentro das temáticas em foco. Esta demanda ficou evidenciada - de como trabalhar melhor os temas com os alunos - no debate ocorrido em março – na palestra : “ Saúde, ambiente e sustentabilidade : perspectivas para Rio+ 20”. A primeira das palestras dos Encontros de educação, ciências e saúde,” que acontecerá mensalmente até o findar do ano, promovida pelo Museu da Vida , da Fundação Osvaldo Cruz, e teve uma plateia em sua maioria coordenadores pedagógicos da 4 ª CRE. A abordagem da palestra enfatizou entres diversos assuntos , a importância da atuação dos professores nos espaços locais e as efetivas soluções através de diálogos, da cooperação de ações coletivas em de problemas concretos, a questão social colocada como um entrave ao debate ambiental dentro das escolas públicas. Levantou-se também, o espaço de participação dos alunos e professores na Rio +20 e sugestões de atividades para o evento.Finalizando, acredita-se na importância da conexão entre os níveis político-governamental – que prevalece na Rio+20 – e educacional, com vistas à formação básica dos alunos. Destarte, surge a e expectativa da saída dos diálogos para emulação de outros setores em prol de uma e educação efetivamente transformadora, ou seja, com maior densidade.

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