quinta-feira, 5 de abril de 2012


Especialista da ONU teme que direito a água seja retirado da pauta da Rio +20

A Rio +20 é uma Conferência de nível mundial onde outros países também estarão participando de forma simultânea através dos diversos recursos tecnológicos. Temas sobre o meio ambiente deverão ser discutidos e provavelmente documentos serão elaborados. Um dos temas espera-se que seja o direito a água, no entanto, para  surpresa dos principais interessados a água pode não ser um tema abordado no evento conforme diz a Relatora Especial da ONU para Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque: “Alguns Estados, incluindo Canadá e o Reino Unido, estão aparentemente propondo a retirada de uma referência explícita do direito à água e saneamento para todos do primeiro rascunho do documento final da Rio+20.”


Enquanto houver apenas a intenção em retirar os assuntos: direito a água e saneamento, os responsáveis pela elaboração do documento final da Rio +20 poderão intervir pontualmente e não aceitarem a exclusão dos assuntos portanto, acredita-se que os membros da ONU modifiquem este cenário e reverta-o a favor da abordagem dos temas já citados num evento tão importante e significativo para a mudança de atitude.        


Já existem no Brasil grupos se mobilizando para apresentar na Rio +20 práticas e possíveis soluções para que o recurso hídrico seja utilizado de forma correta, sem desperdício e que o direito a esta seja de todos independente da sua classe social. Todos precisam agir individualmente e coletivamente pois, se não utilizarmos a água de forma racional esta acabará. As pessoas precisam saber que a água é um recurso esgotável e que existem locais que não existe água. É possível constatarmos ações incorretas no cotidiano como, por exemplo, pessoa que ao invés de varrer a calçada com vassoura utiliza á água para varrê-la e pessoas vivendo em condições sub-humanas onde a água não é vista como um direito do cidadão.  Existem pessoas que não tem a noção do quanto o recurso hídrico é fundamental para a sobrevivência da vida na terra e para a saúde das pessoas por isso, o evento Rio +20 é uma oportunidade impar para divulgar dados, apresentar experiências, defender os direitos, cobrar os deveres, compartilhar soluções, ideias, disseminar atitudes ambientalmente corretas, propor acordos e exercer sua cidadania.    

Reportagem Disponível em: http://www.onu.org.br/especialista-da-onu-teme-que-direito-a-agua-seja-retirado-da-pauta-da-rio20/

Nenhum comentário:

Postar um comentário