segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio+20 web
View more documents from C. E. Oscar de Macêdo Soares




O INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apresentou um relato sobre como vem sendo o olhar da ONU e de muitos países sobre a saude do planeta. Em 1972 a ONU ( Organizacao das Nações Unidas) organizou a Conferência de Estocolmo atenta aos impactos e alterações profundas que poderiam ocorrer no planeta em função do grande crescimento econômico que vinha ocorrendo. A partir da década de 50 a atividade industrial, crescimento da população e aumento do número de consumidores de produtos industrializados envolveram a população de praticamente todos os países. Em 1987 uma Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento publicou um relatório inovador " Nosso Futuro Comum" e com a ideia de pensar no Futuro que Queremos os temas Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da pobreza surgem na mente de todos. Outras conferências desde 1972 vem ocorrendo em diversas partes do mundo: ECO 92 ( Brasil), Protocolo de Quioto (Japão - 1997), Holanda (2000), Alemanha (2001), Dinamarca (2009), México (2010) e agora em 2012 no Brasil será a Rio + 20. Um documento chamado Agenda 21 já  foi assinado por representantes do governo de diferentes países traçando metas que deveriam ser alcançadas. Em 2000 a ONU estabeleceu 8 Maneiras de Mudar o Mundo que deveriam ser atingidas até 2015: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde de gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Muito já se fez e vem sendo feito nessa direção mas ainda existe muito a ser feito. A oportunidade esta agora na RIO + 20.

3 comentários:

  1. Vídeo bem criativo e feito por alunos,mostra bem a virtude em que temos que ter para cuidar do planeta, que é o amor ,pois quem ama cuida.

    ResponderExcluir
  2. Vídeo bem criativo e feito por alunos,mostra bem a virtude em que temos que ter para cuidar do planeta, que é o amor ,pois quem ama cuida.

    ResponderExcluir
  3. A reprodução da cartilha “O FUTURO QUE QUEREMOS” organizada pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais) é uma ótima dica para um trabalho educativo. Vale a pena conferir também o site do Instituto (www.inpe.br), que também disponibiliza outros materiais de apoio e vídeos. Valeu a sugestão do grupo.

    Um abraço do grupo “Criança: Bem-Vinda!”

    ResponderExcluir